*/Semana passada precisei fazer uma resenha sobre a Coca-Cola para um seminário da cadeira de Estratégias Empresariais, no final eu devia elaborar 2 perguntas sobre o assunto. Não sei se ficou muito bom, mas resolvi compartilhar ela aqui com vocês!
O mercado mundial de bebidas tem
sido dominado pela Coca Cola, a empresa tem ocupado durante muito
tempo o topo das principais marcas de toda a história de
refrigerantes que se tem notícia e pelo visto irá permanecer assim
por muitos anos, senão pra sempre. A marca hoje é a que mais
investe em Marketing e ao mesmo tempo é a que mais tem lucrado com
suas ações.
Uma das formas mais criativas
utilizadas pela Coca Cola para chamar a atenção de seu público
através dos vários países, tem sido a música. Onde através de
shows são realizadas ações que visam trazer alegria as pessoas
que curtem aquela música e ao mesmo tempo se identifica com
determinado cantor que está participando do comercial da bebida.
Fora com algumas dessas ações
e propagandas realizadas, que a Coca Cola também promoveu eventos e
através deles fez inúmeras promoções de diversos tipos para
“matar a sede”, atraindo cada vez mais o público jovem. Desde o
principio, a empresa tem sido absurdamente inspiradora e inteligente
em seus comerciais e propagandas fazendo seu principal concorrente a
Pepsi, optar pelo conformismo da segunda posição (Fato que ficou
evidente depois de sua campanha “Pode ser Pepsi”).
Com força total no mercado, a
Coca-Cola tem conquistado não somente o público jovem, mas sim
famílias inteiras por diversas gerações. Essa força que a marca
proporcionou em seus investimentos e planejamento de marketing, foram
tão grandes que ao longo do tempo, fez com que a população de um
modo geral adquirisse o hábito pelo seu produto e com isso não
demorou muito tempo, para surgir o que chamamos de consumidores
“fanáticos” e que de certo modo se dizem dependentes da bebida.
Na realidade precisamos fica
atentos, afinal sabemos que todo e qualquer tipo de alimento sólido
ou liquido, mesmo que seja natural, quando consumido em excesso,
causa algum tipo de efeito colateral. Por esse motivo, por mais que a
marca seja líder no que faz e afirme que o refrigerante não causa
nenhum mau a saúde, precisamos estar sempre alertas para não nos
tornarmos dependentes do mesmo. Os consumidores já adotaram a paixão
pelo produto, o que fortaleceu ainda mais a credibilidade e a certeza
de sucesso, tudo isso foi reforçado com os comerciais impactantes de
pessoas felizes tomando Coca cola, além das diversas mudanças na
embalagem que não intimidou a empresa que permanece com a boa imagem
que sempre teve.
Hoje a Coca Cola continua sempre
buscando atender aos diferentes perfis de consumidores pelo mundo.
Ficar e se manter imortal é o que a maioria das empresas sempre
buscaram, e foi exatamente o que a Coca Cola tem conseguido fazer
durante mais de um século, por esse motivo seria arriscado dizer que
com o passar do tempo as pessoas possam deixar de gostar ou de
comprar o refrigerante, ou ainda que poderia surgir outra bebida no
mundo que fosse capaz de “desbancar” a tão conhecida e
popularizada marca.
Perguntas:
1) O Papai Noel através da
Coca-Cola tem uma imagem totalmente comercial, na sua opinião até
que ponto uma marca pode difundir uma imagem e influenciar no
comportamento dentro da sociedade?
2) Se fossem encontrados um
substância toxica em diversos refrigerantes da Coca-Cola em vários
lugares do mundo, você deixaria de consumir a mesma pra sempre,
voltaria a tomar após um tempo ou continuaria tomando normalmente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar