Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Liderança Total


*/Semana passada  precisei fazer uma resenha sobre a Coca-Cola para um seminário da cadeira de Estratégias Empresariais, no final eu devia elaborar 2 perguntas sobre o assunto. Não sei se ficou muito bom, mas resolvi compartilhar ela aqui com vocês!


O mercado mundial de bebidas tem sido dominado pela Coca Cola, a empresa tem ocupado durante muito tempo o topo das principais marcas de toda a história de refrigerantes que se tem notícia e pelo visto irá permanecer assim por muitos anos, senão pra sempre. A marca hoje é a que mais investe em Marketing e ao mesmo tempo é a que mais tem lucrado com suas ações.
Uma das formas mais criativas utilizadas pela Coca Cola para chamar a atenção de seu público através dos vários países, tem sido a música. Onde através de shows são realizadas ações que visam trazer alegria as pessoas que curtem aquela música e ao mesmo tempo se identifica com determinado cantor que está participando do comercial da bebida.
Fora com algumas dessas ações e propagandas realizadas, que a Coca Cola também promoveu eventos e através deles fez inúmeras promoções de diversos tipos para “matar a sede”, atraindo cada vez mais o público jovem. Desde o principio, a empresa tem sido absurdamente inspiradora e inteligente em seus comerciais e propagandas fazendo seu principal concorrente a Pepsi, optar pelo conformismo da segunda posição (Fato que ficou evidente depois de sua campanha “Pode ser Pepsi”).
Com força total no mercado, a Coca-Cola tem conquistado não somente o público jovem, mas sim famílias inteiras por diversas gerações. Essa força que a marca proporcionou em seus investimentos e planejamento de marketing, foram tão grandes que ao longo do tempo, fez com que a população de um modo geral adquirisse o hábito pelo seu produto e com isso não demorou muito tempo, para surgir o que chamamos de consumidores “fanáticos” e que de certo modo se dizem dependentes da bebida.
Na realidade precisamos fica atentos, afinal sabemos que todo e qualquer tipo de alimento sólido ou liquido, mesmo que seja natural, quando consumido em excesso, causa algum tipo de efeito colateral. Por esse motivo, por mais que a marca seja líder no que faz e afirme que o refrigerante não causa nenhum mau a saúde, precisamos estar sempre alertas para não nos tornarmos dependentes do mesmo. Os consumidores já adotaram a paixão pelo produto, o que fortaleceu ainda mais a credibilidade e a certeza de sucesso, tudo isso foi reforçado com os comerciais impactantes de pessoas felizes tomando Coca cola, além das diversas mudanças na embalagem que não intimidou a empresa que permanece com a boa imagem que sempre teve.
Hoje a Coca Cola continua sempre buscando atender aos diferentes perfis de consumidores pelo mundo. Ficar e se manter imortal é o que a maioria das empresas sempre buscaram, e foi exatamente o que a Coca Cola tem conseguido fazer durante mais de um século, por esse motivo seria arriscado dizer que com o passar do tempo as pessoas possam deixar de gostar ou de comprar o refrigerante, ou ainda que poderia surgir outra bebida no mundo que fosse capaz de “desbancar” a tão conhecida e popularizada marca.





Perguntas:

1) O Papai Noel através da Coca-Cola tem uma imagem totalmente comercial, na sua opinião até que ponto uma marca pode difundir uma imagem e influenciar no comportamento dentro da sociedade?

2) Se fossem encontrados um substância toxica em diversos refrigerantes da Coca-Cola em vários lugares do mundo, você deixaria de consumir a mesma pra sempre, voltaria a tomar após um tempo ou continuaria tomando normalmente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar